Novidades

SABOROSAS HISTÓRIAS DO MERCADO PÚBLICO

Mais do que um prédio, um personagem. Coração pulsante no centro da cidade e palco de incontáveis casos e ocasos ao longo dos anos, o Mercado Público de Florianópolis esteve desde sempre presente no cotidiano dos moradores e visitantes da Ilha. E agora suas histórias e estórias estão reunidas na obra Histórias do Mercado, do jornalista Paulo Clóvis Schmitz.

O livro, publicado pela Editora Caminho de Dentro, traz para o leitor crônicas que não só retratam o dia-a-dia do Mercado, mas também as mais curiosas e engraçadas histórias dos que por lá caminham ou trabalham, como a do vendedor que convenceu uma cliente a comprar camarões mortos com a água para que eles ficassem vivos; ou, quando do tombamento do Mercado, do comerciante que ficou apavorado, pois achou que o prédio seria derrubado.

A Editora Caminho de Dentro já tem histórico de valorização e resgate da cultura da Ilha. É  exemplo o livro Victor Meirelles – Biografia e legado artístico, de Teresinha Sueli Franz, principal estudo biográfico sobre o mais famoso artista catarinense . Agora, através do divertido Histórias do Mercado, vem garantir que muitos “causos” – parte do patrimônio imaterial de Florianópolis – não se percam com o tempo.

Desde os visitantes mais ilustres, como a cantora Liza Minelli e o ícone da Bossa Nova João Gilberto, aos mais anônimos, aqueles que vão ao Mercado “só para sentir o cheiro de peixe”, todos têm um lugarzinho no livro do jornalista Paulo Clóvis Schmitz, tornando-o uma leitura informativa e ao mesmo tempo prazerosa.