Notícias

Caminho de Dentro lança “Mensagem” de Fernando Pessoa

Tudo vale a pena / se a alma não é pequena. Estes são, talvez, os versos mais conhecidos de Fernando Pessoa. Fazem parte do livro Mensagem, obra-prima do reverenciado poeta português. Foi o único livro que conseguiu publicar em vida. Através da Editora Caminho de Dentro, de Florianópolis, o mesmo está chegando mais uma vez às livrarias, em primorosa edição, com estudo introdutório de Stélio Furlan, professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma oportunidade para reencontro com esse que é visto, hoje, como o mais surpreendente poeta do Século XX.

Mensagem é, não somente uma celebração da história de Portugal, mas também um canto de amor à língua portuguesa. Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa. Dono de inúmeros heterônimos, atuou destacadamente na cena artística e literária portuguesa. Junto com outros escritores, fez parte da criação da revista Orpheu, que lançaria o modernismo em Portugal. Em 1934, aos 46 anos de idade, viu ser publicado  seu primeiro  livro e por ele recebeu o prêmio “Antero de Quental”, do governo português.

Sem desfrutar da glória que passaria a ter no futuro, Pessoa faleceu no ano seguinte ao do lançamento de Mensagem. A casa em que morou de 1920 até sua morte, em Lisboa, foi recentemente transformada em museu. O famoso baú em que guardava seus escritos, com o passar do tempo foi revelando heterônimos, os múltiplos de Fernando Pessoa. Sua obra continua mais viva do que nunca e é referência na poesia de língua portuguesa.  Versos como “Ó mar salgado, quanto do teu sal / são lágrimas de Portugal” ainda emocionam os que mergulham em seus poemas. Assim como Os Lusíadas, de Luís de Camões, Mensagem é um tributo, não só à nação portuguesa, mas a todas as nações que pela lusofonia se unem e irmanam.

Saiba mais sobre este livro aqui.

You Might Also Like